A qualidade da obra como um todo é resultado do seu planejamento e principalmente do seu gerenciamento.
Um instrumento adequado para a gestão da qualidade na execução de serviços é a aplicação do ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act).
O PDCA permite um aperfeiçoamento contínuo dos processos dentro do canteiro de obra e ainda permite padronizar processos.
Metodologia Ágil para gerenciamento de escopo
Garantir que os padrões sejam seguidos pelo pessoal de produção é tarefa do engenheiro responsável pela execução da obra, em conjunto com os auxiliares de engenharia, mestre de obras e os encarregados.
Nossa empresa desenvolveu um método único capaz de alinhar as expectativas da engenharia e nós (empreiteiros).
Neste método trabalhamos com 5 colunas onde os post it’s são distribuídos de acordo com a produção da nossa equipe na obra.
Na coluna “Fazer” colocamos todas as etapas negociadas na proposta comercial e cada etapa é representado por um post it diferente.
Após iniciarmos uma tarefa, movemos o post it para a coluna “Fazendo” e, quando terminamos a tarefa, movemos para coluna “Feito”.
Nesta coluna, cada post it deve ser vistoriado pela equipe de engenharia da obra e movê-lo para coluna “Aprovado” ou “Reprovado”.
As tarefas dispostas na coluna “Aprovado” serão somadas na medição à ser paga pela construtora.
As tarefas dispostas na coluna “Reprovado” serão novamente vistoriados e caso necessário, serão refeitas por nossa empresa.